Os tapetes vermelhos das premiações sempre geram burburinho, especialmente em um festival tão renomado como o de Cannes, mas desta vez um dos looks mais relevantes do evento não foi uma novidade, pelo contrário, foi uma releitura de uma criação da década de 40.
Durante a década de 30 a silhueta das roupas femininas era reta, justa e o comprimento longo. Com a explosão da segunda guerra no final da década, muitas mudanças alcançaram o setor têxtil, especialmente o racionamento de tecidos.
As roupas passaram a ser recicladas, os tecidos eram voltados preferencialmente para produções militares e as mulheres passaram a ocupar postos de trabalho que antes pertenciam aos homens, por isso as saias foram encurtando, se tornando menos justas e até as calças passaram a fazer parte do armário feminino.


Em fevereiro de 1947 o estilista Christian Dior apresentou uma coleção na capital francesa que marcaria a história da sua maison e da moda dali em diante.
A criação mais marcante foi um conjunto de saia preta plissada em comprimento midi e um casaquinho com ombros arredondados e cintura marcada. A coleção foi nomeada de “New Look”, porque era uma proposta de silhueta que buscava se distanciar das roupas vistas até então, em razão do período de guerra.

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Agora, em 2024, a cantora Yseult usou uma versão desse clássico no festival de Cannes e essa aparição é extremamente relevante para a história, uma vez que veste um corpo diferente daquele visto em 1947.
Podemos considerar que a combinação foi revitalizada e esperamos que mais ações simbólicas como essa se repitam.
Agora queremos saber, você conhecia a história do “New Look”?