Você provavelmente já ouviu essa palavra, mas talvez não saiba o que ela significa na prática. Então, para entendermos o que é o branding e sua importância, convidamos Nathalia Ultramar, especialista na área, para colaborar nesse post e nos explicar o tema de forma simplificada e acessível.
Onde surgiu a ideia de branding? É algo novo?
Na verdade, ele teve origem da Revolução Industrial, quando a produção em massa começou a criar produtos em grande escala e as empresas perceberam que seria importante se destacar e diferenciar de alguma maneira, então começaram a criar logotipos, embalagens, entre outras coisas.
Porém, há poucos anos, por volta de 2017, o termo branding passou a ser mais utilizado e introduzido dentro de grandes marcas, para suprir a necessidade de existir uma padronização, consistência entre todos os pontos de contato da marca.
Como você resumiria o que é branding?
De uma forma simplificada é sobre como a sua marca é vista pelas pessoas. É a capacidade de criar uma identidade única e marcante que diferencia sua marca das outras, e construir uma conexão emocional com os clientes.
É tudo sobre transmitir quem você é, o que você faz e por que isso importa de uma forma que as pessoas se lembrem da sua marca e sejam capazes de amá-la.
Ele é feito uma vez e dura para sempre?
Depende. Se a sua marca passa por transformações ao longo do tempo, existe a possibilidade de passar por um processo chamado “rebranding”.
O rebranding é o processo de renovar ou atualizar a identidade de uma marca. Pode ser uma mudança de nome, logotipo, design, slogan, ou mesmo a proposta de valor da marca. É o termo que se dar quando a marca precisa se atualizar, se destacar novamente, se diferenciar dos concorrentes.
Consegue dar alguns exemplos de marcas conhecidas que já fizeram isso?
Claro! Inclusive 2021 ficou famoso como o ano do redesign, porque muitas marcas fizeram mudanças. Petz, Itaú, Nubank, Ultragás, Jhonson e Jhonson e outras que podemos ilustrar aqui a partir das mudanças de logos são alguns exemplos.
Esse processo vai desde a mudança de logos, cartela de cores, posicionamento até mesmo mudança de nomes, como aconteceu com o X, antigo Twitter.





Você é responsável pelo rebranding da Bluwe. Pode nos contar alguma coisa sobre esse processo?
O rebranding da Bluwe veio por uma necessidade de reposicionar a marca no mercado de nail design. Realinhando os objetivos e estratégias após um ano de marca.
Além de uma mudança estética e funcional das embalagens, que entregam mais qualidade e exclusividade. Também vamos focar no novo slogan da marca “Gel de unha é Bluwe”. Estamos criando uma campanha consistente para isso.
Acompanhem a marca das redes sociais e no site, porque em breve vocês vão ver muitas novidades incríveis por lá.